Sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e tendo sido contratado a cobertura para colisões, ou seja é um acidente que causa danos ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Acima de tudo, não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Primordialmente todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante. O sinistro pode ser considerado parcial ou integral, nesse sentido, tudo depende do dano causado. A perda parcial acontece quando o veículo pode ser reparado. Já o sinistro integral (perda total) é quando o carro não pode ser recuperado, seja por motivo de roubo ou colisão.
Acima de tudo, se seu veículo se envolvido numa colisão em que o provocador não pode ser determinado e não houver declaração de culpa do outro motorista, possivelmente você precisará acionar o seu seguro para ter seu veículo reparado. Nesse sentido, avise ao seu Corretor. Durante a comunicação, realize o agendamento da vistoria na oficina em que seu carro será reparado. Lembrando que ao escolher uma oficina referenciada, você terá direito a benefícios e descontos na franquia ou, então, a um carro extra. Depois de enviadas, as informações passam por uma equipe de análise para a constatação das coberturas. Em em seguida, o veículo é vistoriado e liberado para reparo.
A principio se seu veículo foi atingido por outro e incontestavelmente você não teve culpa no acidente, então, você é considerado “terceiro” e também tem direito à cobertura pelo seguro do motorista que provocou o acidente. Contudo, converse com o outro motorista e anote corretamente seus dados, como nome, endereço e o número da carteira de habilitação. Busque coletar o maior número de dados e não se esqueça de consultar sobre os dados do seguro, para que você possa entrar em contato e registrar o aviso de sinistro de terceiro à seguradora. Por fim, depois de apresentar o boletim de ocorrência (B.O.) e os documentos necessários, você será encaminhado para uma oficina credenciada que fará os reparos.
Caso você tenha batido o carro, se não conseguir ligá-lo, de antemão, entre em contato com a seguradora para que o veículo seja guinchado. Posteriormente, siga o mesmo procedimento citado acima: realize o agendamento da vistoria na oficina em que seu carro será reparado. Em suma, as informações passarão por análise para depois o veículo ser liberado para reparo.
Em caso de roubo ou furto do veículo, ligue 190, avise a polícia militar e faça imediatamente o boletim de ocorrência (B.O.) logo após o ocorrido. Em seguida, avise o seu Corretor e a seguradora para que as equipes de análise façam a constatação das coberturas. Logo depois, a equipe responsável entrará em contato com você para comunicar todos os documentos que devem ser enviados. Assim, o processo de sinistro é finalizado e a indenização* é liberada. *A indenização é creditada na conta informada pelo cliente. Logo, vale lembrar que quando o acidente acontecer em vias urbanas é preciso ir à Delegacia de Polícia Civil mais próxima ao local. Do contrário na estrada, procure a Polícia Rodoviária Federal e, se alguém estiver ferido ou então ocorrerem danos aos bens de terceiros, o Boletim de Ocorrência é obrigatório.
Fonte: Porto Seguro
Fazemos Seguro Auto também! Clique no ícone abaixo e faça sua cotação grátis:
Nossa Sede: INDÚSTRIA DO SEGURO CORRETAGEM DE SEGUROS LTDA.
CNPJ.: 01.474.849/0001-60
Endereço: Rua Acre, nº 47 – Grupo 1201 – Centro / Rio de Janeiro – RJ
Canais de atendimento
E-mail: atendimento@industriadoseguro.com.br
WhatsApp: (21) 99113-6622
Rio de Janeiro: (21) 3572-2828
Telefone: 4007-2288 (Número único nacional – não é necessário o DDD)
Telefone: 4007-2288
CNPJ: 01.474.849/0001-60
SUSEP: 202039885
Copyright © Indústria do Seguro Corretagem de Seguros Ltda. – 2021
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP!
Não perca esta oportunidade!
Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!
É rápido e sem compromisso!