O Seguro de Fiança Locatícia ou simplesmente Seguro Aluguel, substitui o fiador e traz garantias e agilidade tanto para o Locador quanto para a Imobiliária.

Para o Locador, este seguro cobre o pagamento dos aluguéis e encargos legais vencidos e não pagos pelo inquilino, antes mesmo da decretação do despejo, ou seja, durante o andamento da ação judicial. As custas processuais e com advogados são da seguradora, que indicará um profissional especializado para tratar do assunto. Ao contratar o seguro, o proprietário, de forma opcional, pode solicitar a contratação da cobertura de multa por rescisão contratual e de danos ao imóvel provocados pelo inquilino.

Como Funciona

O seguro Fiança é contratado em 2 etapas

PRIMEIRA ETAPA – Cálculo:

Nesta etapa, com os valores do Aluguel e dos Encargos legais (IPTU, Condomínio, etc.), é calculado o custo do seguro, que pode ser feito pelo período de 12 meses renováveis até o limite do contrato ou direto pelo prazo total do contrato.

SEGUNDA ETAPA – Preenchimento da Ficha, Recolhimento dos documentos:

Nesta etapa, os documentos são enviados através da Indústria do Seguro para a seguradora. Deve ser enviado a Ficha Cadastral, acompanhada de um conjunto de documentos que comprovem a suficiência de renda da(s) pessoa(s) para o pagamento dos aluguéis.

Esta fase dura aproximadamente 48 horas, mas o prazo vai depender das facilidades que a seguradora encontrar para levantar o crédito da pessoa na praça. Por isso, a Ficha Cadastral deve ser preenchida por completo para facilitar a análise.

Exemplo:

Não basta informar apenas Banco: Bradesco. É necessário colocar o telefone e o nome do gerente do banco.

Concluida a análise, a seguradora através da Indústria do Seguro vai informar por escrito se o cadastro dessa pessoa foi ou não aprovado.

Uma vez aprovado o cadastro, a imobiliária ou mesmo o proprietário vai preencher um “Formulário de Resumo de Contrato” onde as informações pertinentes a locação estarão descritas.

Com o formulário preenchido e assinado, será possível efetivar o seguro e paga-lo, sejá a vista ou a primeira prestação.

No contrato de locação é necessário incluir uma cláusula especial onde constam as informações sobre a contratação do seguro.

É necessário e obrigatório fazer uma vistoria do imóvel. Esta vistoria deve ser feita em conjunto por Locados e Locatário descrevendo o estado geral do imóvel, como pintura, piso, etc. É neste documento que a seguradora se baseará em caso de indenização.

A apólice de seguro é emitida cerca de 15 dias após o pagamento e será enviada à administradora ou ao proprietário.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES – CLIQUE AQUI.